segunda-feira, maio 15, 2006

A linguagem clássica do cinema - 1º parte: Os irmãos Lumière.

É sem dúvida que o cinema tomou corpo com a perspectiva que os irmãos August e Louis Lumière deram ao filme, e foi assim que eles chocaram seus espectadores que após uma seqüência em que um trem vinha em direção ao espectador (filme de 50 segundos intitulado "A chegada de um Comboio" - "L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat"), as pessoas saíram assustadas da sessão, proclamando que ali havia algo demoníaco.

É sem dúvida que o cinema tomou corpo com a perspectiva que os irmãos August e Louis Lumière deram ao filme, e foi assim que eles chocaram seus espectadores que após uma seqüência em que um trem vinha em direção ao espectador, as pessoas saíram assustadas da sessão, proclamando que ali havia algo demoníaco.
E esse é sem duvida o primeiro agente de ruptura da linguagem cinematográfica.Onde o cinema deixa de ser experimentações da fotografia e passa a ser a ganhar sua própria linguagem. E o primeiro conceito que foi estabelecido foi, onde colocar a câmera? Essa questão foi fundamental na concepção dos planos.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

que bosta de texto eu escrevi,,,"é sem dúvida" três vezes...

11:50 AM  
Blogger Cicero said...

É... ficou um pouco repetitivo sim. Mas as informações são interessantes.

11:33 PM  

Postar um comentário

<< Home