terça-feira, maio 09, 2006

O início da fotografia ao ou fixação da luz!!!


No século XVIII, (Iluminismo), Isaac Newton realiza estudos sobre a capacidade do olho em reter imagens, estudo chamado persistência retiniana em 1.24 segundos, principio significativo na história do cinema.

Por volta de 1824 estudos realizados por Joseph Plateau (Belga) e Simon Stampher (Áustria) levaram a invenção do Fenaquitoscópio, baseado no pensamento dos 24 quadros por segundo, tratava-se de uma maquina com uma seqüência de imagens que girada através de uma manivela formava uma imagem em movimento.

O belga Joseph Nicéphore Niépce, por volta de 1823 ou 1826, retira-se do exercito para se dedicar a inventos tecnológicos graças a uma fortuna que sua família havia feito na revolução. Nessa época a litografia (um tipo de gravura), era muito popular na França, como Niépce não tinha habilidade com desenhos ele utilizou-se da câmara escura para reter uma imagem permanente sobre o material litográfico de imprensa, recobriu um papel com cloreto de prata e o expôs durante varia hora numa câmara escura, obteve assim uma imagem fraca parcialmente fixada com ácido nítrico, como essa imagem era negativa Niépce se empenhou novas tentativas para descobrir imagens que pudessem ser utilizadas como placa de impressão.

Após alguma tentativas inicia-se um contato com Louis Daguerre, alguns meses após a morte de Niépce, Daguerre lança o Daguerreótipo.