terça-feira, maio 09, 2006

A câmara escura (do latim camera obscura) !!!



A primeira forma de impressão da imagem vem sem dúvida da pré-história com a fixação de impressões da mão nas paredes da cavernas, logo depois com a representação do ser humano e dos animais, esses demonstravam que um certo misticismo, pois para nossos ancestrais ao desenhá-lo significava possuir sua alma o que era fundamental nas caças.

O teatro de sombras do chineses 5000 a. C. também foi uma tentativa de representação do homem seu cotidiano e suas lendas.

A câmara escura aparelho estudado por inúmeras vezes na história inclusive por Aristóteles e Leonardo da Vinci (1452 – 1519). Leva-nos a conclusão de que a fotografia não teve um inventor e sim ela é a síntese de vários pensamentos e observações.

Trata-se basicamente da propagação retilínea da luz, esse estudo deu origem ao que chamamos hoje de câmera fotográfica e até mesmo as câmeras de cinema.

A câmara escura é uma caixa fechada, sendo uma de suas paredes feita de vidro fosco. No centro da parede oposta, há um pequeno orifício. Ao colocarmos diante dele, a certa distância, um objeto luminoso ou fortemente iluminado, vemos formar-se sobre o vidro fosco uma imagem invertida desse objeto.