quinta-feira, maio 11, 2006

A (não tão) nova onda

Aparentemente, o 'bloqueio mental' de Holywood criou um filão de filmes que estão sendo lançados baseados em outras mídias. Trata-se das adaptações de HQs e e jogos.

Os japoneses fazem isso a muito tempo. Um jogo faz sucesso, vira anime, manga, jogo de video-game e tudo o que possa fazer dinheiro. Vide pokemon que nasceu como um jogo de video-game e tornou-se o maior sucesso tanto em jogo quanto Anime.

Os americanos aprenderam a fórmula e qualquer coisa que faça sucesso, vira jogo ou filme ou os dois. Os livros do Harry Potter saem, já tem contrato para todos os filmes (todos sucessos de bilheteria) e a franquia do jogo foi comprada pela Eletronic Arts e todo ano que sai filme, sai jogo.

O filão das HQs foi (re)descoberto com Blade e X-Men. Mesmo já tendo filmes de super-heróis saído no cinema (Superman, Batman), a maioria dos filmes eram muito ruins, criando o sinônimo de filme baseado em jogo ou HQ é ruim e só recentemente os estúdios começaram a respeitar melhor as origens dos personagens e assim mostrar bons filmes com personagens já conhecidos e não pérolas como Quarteto Fantástico ou A liga da Justiça.

Para se ter idéia dos filmes baseados em HQs feitos por aí, tem Nick Fury , Capitão América, o Quarteto Fantástico (de 1994, feito apenas para o estúdio não perder o direito dos personagens), Tex Willer e por aí vai.

Com os video-games, a história é a mesma. O jogo faz sucesso, vira um filme mal-feito. Até hoje ainda não saiu um filme que fizesse jus a um bom jogo.

Exemplo tem o Super Mario Bros, Mortal Kombat (que virou até série), Alone in The Dark. O menos ruim é Resident Evil, mas provavelmente sou o único que pensa assim.

Mas há uma luz no fim do túnel, mesmo não gostando muito deste cara, Peter Jackson assumiu a produção de Halo, um jogo de muito sucesso para o XBox e pretendem fazer outros filmes, como Metal Gear, outro Resident Evil, SPy Hunter e Splinter Cell.

O caminho inverso ocorre agora. O Poderoso Chefão virou jogo com dublagem do próprio Marlon Brandon antes de morrer e Cães de Aluguel está para sair em breve. Guerra nas estrelas tem jogos bons e ruins e saiu um recentemente muito bem falado chamado Empire at wars.

Enfim, nada se perde, tudo se (re)aproveita.

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Mac eu tenho absoluta certeza, de que vc vai discordar do que eu vou dizer. Eu acho que adaptação é uma muleta para falta de criatividade. Você mesmo postou uma crítica falando dos roteiristas, pois bem um cara que faz adaptações merece ser chamado de roteirista? Quem merreceria os créditos da história. Ia ia justamente postar algo sobre adapatações, pois no Brasil também virou onda, Das coisas boas como Cidade de Deus, Coronel e o lobisomem, O invasor... até as coisas que causam arrepios... Os normais ( no cinema, péssimo), Olga (nem me atrevi a ver...Jaime Monjardim... ninguém merece esses diretoras globais!!!) e agora o mais recente... que eu também me recuso a ver Irma Vap.

11:07 AM  
Blogger MacCrow said...

Realmente não concordo.

Adaptações não são muletas (ou são quando são adaptações que pegavam o personagem e faziam qualquer coisa. E que como disse, o mercado americano descobriu um filão nesses personagens fazendo BOAS adaptações).

Você está citando livros e estes desde sempre são feitos filmes. São adaptados para outra mídia, que precisa de outra linguagem. O que acontece com uma má adaptação ? Um filme ruim. E quem faz a adaptação ? O roteirista.

E estou me atendo a adaptações de jogos e HQs! O que saiu aqui de HQ ? ED Mort e o Gatão de Meia idade... e não vi nenhum dos dois.

Se adaptações são muletas ? Acho que não. São argumentos e o que sai dos argumentos, não é o roteirista que escreve ?

10:20 PM  
Blogger Unknown said...

Continuo discordando.Hahahaah

1:42 PM  

Postar um comentário

<< Home