sexta-feira, maio 26, 2006

A linguagem clássica do cinema – 2º parte: D.W. Griffith (1875 – 1948)




O criador da "Linguagem cinematográfica"

David Griffith introduziu e desenvolveu inovações profundas na forma de fazer Cinema" , tanto na estrutura do filme como na composição de uma narrativa e uma exploração do trabalho do ator, exploração esta na forma de “doar-se” a cena. "Birth of a Nation" de 1915 é um excelente exemplo. O filme revolucionou a linguagem cinematográfica de uma forma irreversível e é um marco para o cinema tal como o conhecemos, histórias com começo meio e fim.

Griffith em seu filme “O maquinista e a telegrafista” corta o letreiro, o que já foi uma grande revolução para a época. Os atores expressam uma leveza e simpatia, cativam o espectador com a comicidade. Explora a Profundidade dos planos e a expressão e o naturalismo dos atores para compor a imagem.

Iniciou-se no cinema em 1908, realizando curta-metragens. É o primeiro a utilizar dramaticamente o close.e a Montagem paralela a fim de criar um suspense ,e os movimentos de camera, com “Nascimento de uma Nacão”, realiza o primeiro longa metragem americano, tido como a base da criação da indústria cinematográfica de Hollywood. Com "Intolerancia"faz uma ousada experiência, com montagens e histórias paralelas.

A montagem paralela, isto é, a alternância de duas ou mais linhas de ação, e o “last minute rescue” (salvamento de último minuto) com objetivo de criar um suspense, e foram exploradas exaustivamente por David Griffith.

Outra inovação de Griffith foi a criação do plano americano e o travelling, um dos planos mais usado até hoje.


1 Comments:

Blogger MacCrow said...

Quero muito ver esse Nascimento de uma nação.

4:30 PM  

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