terça-feira, agosto 08, 2006

Linguagem do cinema: Serguei Eisenstein - 1898 - 1948



Pensei muito antes de publicar qualquer coisa sobre esse gênio. Pois por mais que eu eu tente seria impossivel resumir tudo que esse homem criou para o cinema.

Figurinha básica na composição de qualquer refelxão sobre a sétima arte Eisenstein foi o primeiro a refletir a importancia da montagem na composição do filme.

Muitas são as biografias e textos escritos pelo próprio. Concretisam e refletem suas teorias.

Pela reflexão de diversos fenômenos de composição das diversas artes Eseistein realiza suas teorias de montagem, cada uma com um objetivo especifico, muitas delas aparecem misturadas dentro de seus filmes, ver um filme de Eisesnstein é estar atento a essas nuances reflexivas sobre a imagem em razão do conteúdo.

Da literatura extraiu a métrica, de Marx a dialética, da musica a composiçaõ Tonal, ressonancia, harmonia e o ritmo, da matemática angulos e textura da luz, do teatro a expressão e não verbalização (Meyerholf)... enfim bebeu de varias fontes.A junção de todas as expressões chamou de montagem intelectual, mais claramente reconhecida em seu filme Outubro, pois exige do publico um conhecimento de cultura geral fazendo com que o publico reflita sobre as imagens.O filme foi muito criticado e até hoje para muitos é incompreencivel.

Bebeu também na fonte da Comédia dell'art e no circo.

Atravez de estudos sobre a teoria de montagem de Kuleshov, definiu a montagem como um processo de significação.

Há muito mais que aprender e sobretudo o que falar de Eisensten, porém colocarei aos poucos aqui pelo meu estudo e auto-reflexão sobre o que é para mim o gênio do cinema.

Para geração MTV, Eisenstei foi o primeiro na tentativa do gênero. Em um trabalho que o próprio renegava.
Para a propaganda foi o primeiro a criar o desejo atravez da imagem.Foi o priemiro a brincar com tempo filmico em diferenciação com o tempo real. Foi o primeiro a fazer um grande travellig. Foi o primeiro na relaçaõ micro e macro.

Morreu sem realizar seu grande sonho, filmar "A Carta".

2 Comments:

Blogger Nana said...

Eita, tou aprendendo tudo q perdi nas aulas de Filmografia pq estava dormindo no escurinho :D

10:13 PM  
Blogger Unknown said...

Quem bom poder estar contribuindo!

10:50 PM  

Postar um comentário

<< Home